sábado, 16 de maio de 2009

colocando Hijikata na roda para cruzar com Amarelo e também Quase Nu.


Michelle.

Quando vi « Hosotan » (1972), uma coreografia de grupo de Hijikata Tatsumi, vi algumas semelhanças em relaçao ao « Amarelo » e aos interesses da Beti - as mulheres sao galinhas vestidas (de quimono) e os homens sao Faunos. Ligeira conexao, porém me seduzi com a brincadeira. Dias depois, durante uma conferência sobre Butô com Patrick de Vos, assiti um video de um dos happenings de Hijikata. E lah estavam, muito homens, somente homens, vivendo experiências que deixa claro a fascinaçao dele por criar estratégias que produzam SENSAçOES. Percebo o amarelo, massa, goiabada, galinha também como intensificadores de sensaçoes.
Entaum agora vou listar algumas operaçoes/estratégias de Hijikata que acabaram por construir sua poética pessoal e também do Butô.


Lista Hijikata (com explicaçoes !)

Gesso – colar gesso ainda molhado sobre a pele, e deixar que endureça. O endurecimento provoca dor, a sensaçao provoca estados fisicos e de movimento especificos. O curioso é que depois o “corpo pintado de branco” virou uma maquiagem usual do Butô.

Galinha – animal bem presente em suas criaçoes. Ele conhecia super bem o comportamento de uma galinha ! No happening que vi em video, a galinha aparece andando sobre uma linha branca, pois uma vez que elas estaum sobre a linha nunca mais saem dela (essa foi a explicaçao do Patrick de Vos). A galinha também representa a conexao de Hijikata com sua cidade natal, uma pequena cidade totalmente oposta ao modernismo de Tokio em 1952, ano em q ele lah chegou.

Um bolo bem açucarado – outra estratégia sensorial.

Linguagem/Palavra – « O corpo é metafora para as palavras, assim como as palavras sao metaforas para o corpo » . Para construir um outro corpo, experiencial, Hijikata sentia a necessidade de construir uma outra linguagem. Ele era fascinado por poesia. Escrevia muito. E as instruçoes para movimento sempre partiam de metaforas, palavras, poemas.

Amor homessexual / travesti – dissoluçao da noçao de gênero. Naum identificaçao.

Referências fortes : Neo-dada, Surrealismo, Teatro pobre de Artaud, Jean Genet e Mishima.

Uns pensamentos - O feio é bonito. Morte é vida. Estrangular o tempo. « 1+1=3, mas as pessoas continuam querendo ser um. »

Aqui vai um link Youtube de um trecho de "Hosotan", de Hijikata.
www.youtube.com/watch?v=mcaot0-deck&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário