terça-feira, 19 de maio de 2009

Coincidências Amarelo-quasenuas

Como também já indiquei em posts anteriores, a personagem Alice, de Lewis Carroll (composta num trio entre ela, Piniquio e Pequeno Príncipe), é uma referência bastante presente no meu imaginário quase nu.

Estou retomando o trabalho com o estar quase nu (o que é uma tarefa bastante confusa depois desse tempo imerso no amarelo) e naveguei um pouco para também entender mais dessa pequena com imaginação tão violentamente fértil. Dois momentos-metáforas me interessam de cara na personagem: 1. a longa queda que a leva até o país das maravilhas, especialmente a partir do momento em que já não sente mais medo da queda pois perde a sensação de um dia vai chegar ao fundo; e 2. a licença que dá a si mesma quando passa para o outro lado do espelho (já na segunda obra de Lewis dedicada a Alice). No mundo dos espelhos Alice se sente livre para ser o que quiser ser, já que imagina que "seu eu verdadeiro" está do outro lado do espelho.

Estou procurando formas de potencializar fisicamente estas já tão fortes metáforas textuais, e nessas andanças descobri que Lewis construiu o personagem baseado em uma menina de verdade. Tem histírias lindas sobre essa relação, que me ajudam a ler os livros de outra forma. Por exemplo: o cavalheiro que se despede de Alice no país do espelho é o próprio Lewis. Bom, sou mesmo apaixonado pelas metáforas.

E a imagem da menina-moça também me inspira um tanto.




Maaaaas a coincidência não é essa.
No meio das buscas descobri que uma nova adaptação das histórias de Alice está, neste momento, sendo gravado no cinema. Adivinha por quem? TIM BURTON!
Sim, as gravações começaram no ano passado e o filme tem previsão de lançamento para março de 2010, apresentando diversas adaptações no roteiro. Alice tem 19 anos (eu juro que tive a idéia de transformá-la em adulta para meu conto antes de ver essa notícia, o que aconteceu ontem) e se apaixona pelo chapeleiro louco, papel de Johnny Depp. Estão no elenco ainda Helena Bonham Carter (rainha vermelha), Anne Hathaway (rainha branca), Matt Lucas (os gêmeos). Alice é interpretada por uma novata australiana de 18 anos, Mia Wasikowska.

Ok, central de notícias a parte, fiquei muito feliz de ver que até no cinema os universos quase nu e amarelo estão se cruzando, não é incrível?
Quero muito ver.

Abaixo uma imagem que é a imagem de abertura de um game americando inspriado na Alice.
Atenção especial para o objeto que Alice tem na mão.



(Ricardo, CED, 19.05)

Nenhum comentário:

Postar um comentário