terça-feira, 10 de março de 2009

Um dos primeiros exercícios partilhados

Ainda em janeiro, em nossas primeiras semanas de trabalho, um dos primeiros exercícios que surge é proposto pela Beti. Tendo como referência uma iniciativa que ela conheceu na França, ela nos incentivou a produzir uma lista que indicasse de maneira direta e imediata uma tradução de nossas obras.

A idéia é: "Se o Quase nu fosse um objeto, que objeto seria?"

Abaixo minha lista:

Se fosse um objeto uma bola de vifro fumê
Se fosse um prato arroz primavera
Se fosse uma canção MANIAC (Michael Sembello)
Se fosse um personagem de ficção Pinocchio
Se fosse um filme Minha vida m cor-de-rosa
Se fosse um lugar meu quarto na casa dos meus pais
Se fosse um aviso saída de emergência
Se fosse um elemento Fogo
Se fosse um efeito transparência
Se fosse um vegetal copo de leite vermelho
Se fosse um planeta Plutão
Se fosse um advérbio de tempo Agora
Se fosse uma estação do ano Verão
Se fosse um animal Um felino qualquer
Se fosse um barulho Um grito
Se fosse uma cor seriam duas: vermelho e branco
Se fosse um clima quente e úmido
Se fosse uma roupa saia vermelha
Se fosse uma fruta caqui
Se fosse uma viagem volta ao mundo em 80 dias
Se fosse um amor de irmão
Se fosse um remédio uma anfetamina qualquer
Se fosse uma hora do dia meia noite
Se fosse uma mulher algo entre Diana Ross e Amy Whinehouse
Se fosse um homem eu
Se fosse um quadro chronos devora seus filhos (GOYA)
Se fosse um sapato DG vermelho, salto 15, bico fino.
Se fosse um talher faca
Se fosse um veículo quase uma ferrari vermelha
Se fosse um mês fevereiro
Se fosse um metiêr dançarina de boate
Se fosse um livro o diário de um hermafrodita
Se fosse uma citação "Sem sono e nem razão para o ter, há em mim uma grande vontade de dormir" (Fernando Pessoa, livro do desassossego)
Se fosse uma estampa "eu já vi o bozo. e vc, viu?"
Se fosse uma parte do corpo o esterno
Se fosse uma dança tarde de um fauno (nijinski)

Foi um momento interssante para resgatar o trabalho e me interrogar com relação a ele.
A idéia é que depois de passarmos pelos meses de trabalho (traduzindo e transmitindo), possamos retomar e atualizar essa lista.

Fica aqui o convote para que quem já conhece a obra faça sua lista a poste aqui!!!!

Eu adoraria ter diversas listas como material de trabalho...

Abração,
Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário